Skip to content

BEIRA MAR

Com 12 km de extensão de areia banhada pelo mar aberto, Tramandaí teve, em 2020, seu calçadão, de mais de 2mil metros, a Beira Mar revitalizado. O calçadão a beira mar de Tramandaí virou cartão postal de nossa cidade, desde o piso decorado em pedras portuguesas estilo Copacabana até os letreiros gigantes com o nome de Tramandaí, passando pelas diversas áreas de descanso ao longo da orla, pista de skate/patins, academia ao ar livre, playground e atividades do SESC; proporcionando lazer e diversão aos moradores e turistas da cidade.

MUSEU DE CIENCIAS NATURAL - Ceclimar/UFRGS

Parte integrante do Ceclimar o MUCIN é referencia educativo-cultural do Litoral Norte Gaúcho, com temática relacionada especialmente as questões ambientais como a biodiversidade e a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. O Museu conta com uma exposição permanente de parte de seu acervo cientifico, com exemplares de pinguins, focas, tartarugas marinhas, além de um esqueleto completo de baleia para admiração e conhecimento de seus visitantes. O local é aberto à visitação publica. Mais Informações: (51) 3627 1309

PONTA DA BARRA - Pesca Colaborativa com os Botos

Todos os dias do ano um fenômeno incrível ocorre no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. É uma parceria entre o homem e o animal ? O Boto. Na hora da pesca na Ponta da Barra entre as cidades de Tramandaí e Imbé, acontece algo que pouco se vê em outros lugares do mundo. Ainda antes do nascer do sol os primeiros pescadores começam a se reunir nas areias as margens do Rio Tramandaí, logo em seguida, eles ganham a companhia dos Botos, mas os botos que aparecem nas águas não estão ali para se exibir, mas sim para se alimentar e ajudar os pescadores. Eles dançam nas águas  empurrando os peixes para as tarrafas proporcionando um belo espetáculo para os admiradores e fazendo a chamada PESCA COLABORATIVA.

É o boto quem cerca as tainhas, as aproxima do canal e indica o cardume aos pescadores. O sinal tão esperado é quando o mamífero tira a cabeça pra fora da água. É o alerta de que a tainha está a caminho e é hora de jogar as tarrafas, que são lançadas simultaneamente, cobrindo o espaço entre os botos e os pescadores.

PÔR DO SOL NO RIO TRAMANDAÍ

Espetáculo de rara beleza é o pôr-do-sol no Rio Tramandaí, emoldurado pelas montanhas da Serra do Mar num contraste belíssimo de luzes e sombras.

COMPRAS

Nossa cidade também é conhecida pela grande opção de lojas para compras. Possui 4 (quatro) Centros Comerciais no centro da cidade além de diversas lojas de comercio local, outlets e grandes lojas de varejo.

MONUMENTO JANELA PARA O FUTURO

Localizado na Av. Beira Mar a obra de Karem Jacobs, artista plástica de Bento Gonçalves que participou de um concurso de temática livre promovido pelo Governo Estadual em 1998. A obra contempla três silhuetas de corpos humanos, aonde o vão representam suas colunas vertebrais, por onde os raios solares incidem como se atravessassem os três corpos de uma só vez. Como a obra foi instalada e inaugurada no mês de junho, é neste mês que se consegue observar os raios solares incidindo no vão do monumento e possibilitando ver a real beleza desta obra.

PLATAFORMA MARÍTIMA

A construção da Plataforma Marítima de Tramandaí foi iniciada no final de 1969, sua obra é concretada e avança 365 metros mar adentro, tem 8 metros de largura e, na frente, um "T " com 52 metros.

Sobre sua superfície, na entrada existe um prédio para recepção e administração, guarda-caniços, armários e facilidades para seus associado. Há um ótimo restaurante, com ampla visão sobre o mar e a praia, aberto ao público. Ampla iluminação, que permite a pesca noturna, e assim a Plataforma está aberta os 365 dias do ano, sem interrupção.

São realizadas competições durante o ano todo, entre elas a prova do Golfinho, prova de dupla ou casais, Medalha Domingueira etc. Existem dois tipos de provas de pesca: as do calendário da FRAP, das quais duas realizadas na Plataforma, são a prova em comemoração ao aniversário da Plataforma e as já tradicionais 12 horas de Tramandaí. Essas provas contam com a participação de todos os Clubes filiados à Federação. Um recorde de pesca foi um cação/mangona de 165 kg.

MONUMENTO DE IEMANJÁ

Localizado na Av. Beira Mar próximo ao Farol o monumento em homenagem a Iemanjá, é aberto à visitação diariamente com acesso gratuito. Local de orações, oferendas e encontro de religiões afro brasileiras, com grande festa em homenagem a Iemanjá no dia 02 de Fevereiro.

MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL

O Museu Municipal Prof Abrelina Hoffmeister, está localizado na Av. Fernandes Bastos n° 30. Possui um acervo de mais de mil peças, que contam um pouco da historia de Tramandaí. Estão expostas fotografias da época de 1820, objetos de antiguidade e a SALA AÇORIANA, neste ambiente há a valorização da colonização do Litoral Norte do RS com artigos específicos dos nossos colonizadores. Aberto a visitação publica. Mais Informações: (51) 3661-2766

PARQUE HISTÓRICO MARECHAL OSÓRIO

A Fundação Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osorio teve sua origem na idéia de restauração da casa onde nasceu o Marechal Osorio, surgiu em 09 de maio de 1969, por inspiração do então Comandante do III Exército, Gen Ex Emilio Garrastazu Médici. Localizado na RS 030, foi inaugurado em 1970 e ocupa 174hc. Preserva a casa onde nasceu Manuel Luiz Osório, a tafona, o jazido arquitetônico com os restos mortais do Marechal Osório e o Museu de Armas. Parque conta com camping, restaurante, área de lazer e recanto infantil. Mais Informações: (51)36017131

SANTUÁRIO DE SÃO PEDRO

O Santuário de São Pedro está localizado junto ao Horto Municipal na RS-030, KM-91. No local há uma estátua de 1,85m de altura, em homenagem a São Pedro, Santo Padroeiro da cidade de Tramandaí, dos pescadores e do Estado do Rio Grande do Sul. Aberto à visitação diariamente, com acesso gratuito.

TRILHAS DO HORTO

O Horto é uma unidade de conservação de uso sustentável com 45 hectares de área destinada à preservação, estudo e multiplicação de plantas nativas. A Trilha do Horto possui 1.100 metros de extensão e costuma ser percorrida em aproximadamente uma hora. Dividida em dez estações, ao longo do caminho o visitante pode observar diversas espécies de árvores nativas, entre, arueiras, samambaias, figueiras e imbés, e exóticas, como taquareiras e eucaliptos.

Também é possível observar garças, saracuras e até mesmo um jacaré de dois metros de comprimento. Durante o percurso, o visitante é estimulado a interagir com a natureza, observando suas formas, escutando distintos sons e sentindo diferentes odores de plantas e flores. O acesso ao local é gratuito. Mais Informações: (51) 3684.3154

PASSEIOS TURÍSTICOS CARROSAURO

Com saída na Av Emancipação, próximo ao Banco Itau e Banrisul, o Carrosauro possui diversas opções de passeios. Tem os ônibus abertos que levam muitos banhistas até a beira mar, tem o ônibus de dois andares que visita diversos pontos turísticos da cidade como o Parque Histórico, Eólica e principais avenidas de nossa cidade e os passeios de jipe. Mais Informações: carrossauro@yahoo.com.br - facebook.com/carrossauro - Tel. (51) 99335-7070.

ESTUÁRIO DO RIO TRAMANDAÍ

O Estuário do Rio Tramandaí compreende a Lagoa Tramandaí, a Lagoa Armazém, áreas arenosas e o rio, com grande diversidade de fauna e flora. Nas lagoas há opções de passeios de barco, pesca, e prática de esportes náuticos.

LAGO DO BRAÇO MORTO

O Lago do Braço Morto recebeu este nome por que antigamente foi uma extensão do Rio Tramandaí, mas teve sua passagem fechada, ficando aquele braço de rio sem função. Mas devido a ligações por tubulações, este lago se mantem vivo até hoje.

Hoje é um local de lazer com pedalinhos, canoas-canadenses e caiaques, playground infantil, plataforma de pesca. Com uma paisagem propicia para desfrutar com a família e amigos.

BEIRA RIO

O calçadão passou por reformas em 2020 e hoje conta com iluminação, playground e pergolados. O Parcão da Beira Rio reúne 17 miniplataformas de concreto às margens do Rio Tramandaí, com toda a infraestrutura de lazer voltada aos apreciadores da pesca com linha ou tarrafa. Neste local é possível praticar a tradicional pesca da sardinha.

A Pesca da Sardinha ocorre o ano todo nas miniplataformas e na Ponte que liga os municípios de Tramandaí e Imbé. Nesta pesca não é necessário o uso de isca, pois o peixe se entrega à captura apenas pelo simples brilho do anzol.